Educação
Tanguá recebe do musical “Ópera Caymmar”, com participação de Danilo Caymmi
Tanguá terá apresentação do musical “Ópera Caymmar”, com participação de Danilo Caymmi, na Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes
Trilha sonora será executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias, formada por alunos de escolas públicas
A prefeitura de Tanguá, por meio da Secretaria municipal de Educação e em parceria com o IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, apresenta, hoje, dia 28, o espetáculo musical “Ópera Caymmar”.
“Ópera Caymmar” é um musical original, com músicas de Dorival Caymmi, inspirado nos personagens que povoam as canções do renomado cantor, compositor e pintor. Com direção de Jay Vaquer e texto de Ana Gabriela Dickstein, a história ficcional, recheada de conflitos e paixões, se passa na Vila de Caymmar, onde dois irmãos – a pescadora Jana e o empresário Gusmão – precisam resolver suas diferenças, depois da trágica morte dos pais. Com participação de Danilo Caymmi, mais quatro atores/cantores, o espetáculo tem trilha sonora interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias e será apresentado na Quadra da Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes, que fica na Rua Vereador Manoel Macedo, Centro de Tanguá na próxima quarta-feira, dia 28/9, às 17h, com entrada franca.
– Escrever ‘Caymmar’ foi um trabalho muito estimulante porque me levou a mergulhar na obra do genial Dorival Caymmi e em outras referências próximas de sua esfera criativa. Por esse motivo, os personagens e conflitos remetem a um universo ficcional muito bem consolidado pelo compositor, que tem uma capacidade única de articular simplicidade e profundidade, em todas as suas manifestações artísticas – afirma a autora Ana Gabriela Dickstein.
A música do espetáculo é interpretada pela Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias. O grupo é constituído por estudantes de escolas públicas de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, e segue mostrando que existem grandes talentos e potencialidades nas mais diversas áreas do Estado do Rio de Janeiro.
REPERTÓRIO
1. Canoeiro – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
2. Vatapá – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
3. Samba da minha terra – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
4. Roda, pião – Dorival Caymmi / arranjo vocal Moana Martins
5. Acontece que eu sou baiano – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
6. Só Louco – Dorival Caymmi / arranjo Gustavo Fernandes
7. Noite de temporal – Dorival Caymmi / arranjo Gustavo Fernandes
8. Maracangalha – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
Participação Danilo
9. O bem e o mal – Danilo Caymmi/ Arranjo Gustavo Fernandes
10. Marina – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
11. O que é o amor – Danilo Caymmi / arranjo Gustavo Fernandes
12. O que é que a baiana tem – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
13. Suíte dos Pescadores – Dorival Caymmi / arranjo Vinícius Louzada
Repertório dos coros:
• Maracangalha
• Suíte dos Pescadores
• Roda Pião
SOBRE A ORQUESTRA
A Orquestra Sinfônica Juvenil de Duque de Caxias tem regência do maestro Vinícius Louzada. As aulas e ensaios acontecem no polo do projeto Geração de Sons, em Campos Elíseos, distrito de Duque de Caxias. Os integrantes cantam e tocam instrumentos como violino, trombone, saxofone, clarinete, oboé, fagote, violoncelo, viola, tuba e percussão. O grupo é formado por jovens alunos da rede pública de ensino que já tiveram a oportunidade de se apresentar em palcos como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Casa França-Brasil, Teatro Imperator, Parque Lage, entre tantos outros.
“O espetáculo de hoje é uma grande homenagem a Dorival Caymmi, cantor, compositor e também grande pintor, que se tornou um dos maiores ícones da arte brasileira de todos os tempos. Danilo cantará sucessos do pai e da sua própria carreira. Nossa gratidão aos patrocinadores, a Danilo Caymmi e a todos os presentes, que colaboram para que sejam desenvolvidos musicais relevantes como este, que ajudam a registrar para sempre símbolos icônicos de nossa cultura – ressalta a diretora da orquestra, Moana Martins.
SERVIÇO:
“Ópera Caymmar”
Dia 28/9 – quarta-feira
Local: Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes
Horário: 17h
Entrada franca