Saúde

Prontuário Eletrônico: novo sistema vai agilizar atendimento nas unidades de saúde

Até o final deste mês, começa a ser usado em todas as unidades de saúde do município, o Prontuário Eletrônico. Trata-se de um novo sistema do Ministério da Saúde, no qual os municípios têm um prazo para se adequarem, e no estado do Rio, Tanguá é um dos pioneiros.

Através dele, qualquer paciente que der entrada num posto de saúde, seja para um atendimento de rotina ou uma consulta médica, vai gerar um registro eletrônico, com todas as informações em rede encaminhadas ao Ministério da Saúde. Esse novo sistema trará inúmeras vantagens, como maior economia e um atendimento mais rápido e eficaz, com os profissionais em todas as unidades municipais de saúde tendo acesso aos dados e ao histórico do paciente em questão, gerado após cada atendimento.

O Prontuário Eletrônico já foi implantado em todas as unidades do município, e a Secretaria de Saúde está concluindo o treinamento de dos profissionais para iniciar o seu uso, que será da seguinte forma: o paciente chega ao local de atendimento, portando o cartão do SUS, faz o registro e é encaminhado ao setor específico. Após o atendimento, todas as informações serão enviadas na mesma hora para o ministério da saúde e esses dados ficarão disponíveis no sistema para consultas e para gerar um histórico detalhado de todos os atendimentos, de todos os pacientes.

Prefeitura de Tanguá. Tanguá levada a sério!