SEMASTH

SEMASTH divulga gabarito e lista de aprovados para o Processo Seletivo

Published

on

EDITAL SEMASTH Nº. 001/2018

 

ENTREVISTA ESCRITA – TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR, COM EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS COMUNITÁRIOS E GESTÃO DE PROGRAMAS, PROJETOS, SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIOASSISTENCIAIS.

 

NOME DO (A) CANDIDATO (A):__________________________________________________ Nº. DE INSCRIÇÃO _________

 

 

  1. NÃO são usuários do serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI), no âmbito do CREAS:

 

  1. ( ) Famílias e indivíduos em vivência de violência física, psicológica e negligência.
  2. ( ) Famílias e indivíduos em vivência de violência sexual: abuso e/ou exploração sexual
  3. ( X ) Adolescentes em busca do primeiro emprego.
  4. ( ) Crianças e adolescentes em vivência de trabalho infantil.

 

  1. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os objetivos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

 

  1. ( X ) Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.
  2. ( ) Promover apenas o acesso aos serviços do programa de transferência de renda
  3. ( )  Prevenir apenas a ruptura dos vínculos familiares, possibilitando a superação de situações de fragilidade social
  4. ( ) Desenvolver exclusivamente atividades voltadas à criança e adolescentes de contra turno escolar

 

  1. Considerando a organização da assistência social, assinale a alternativa CORRETA.

 

  1. ( X ) O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família
  2. ( ) Os benefícios eventuais são provisões suplementares e continuadas prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimentos múltiplos, morte por acidente de trânsito e demais auxílios autorizados pela previdência social.
  3. ( ) Os serviços socioassistenciais são atividades eventuais, ofertados isoladamente nos equipamentos CRAS e CREAS tendo como objetivo a erradicação da pobreza e a diminuição da criminalidade.
  4. ( ) Os programas e projetos sociais de enfrentamento à pobreza deverão ser ofertados obrigatoriamente pelos entes federados (Município, Estado, União e Distrito Federal), ficando proibida a oferta por organizações não governamentais e pela sociedade civil.

 

  1. Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

 

  1. ( X ) Acolhida – oficinas com famílias – ações comunitárias – ações particularizadas – encaminhamentos.
  2. ( ) Convênios com empresas – intercâmbio de redes socioassistenciais – promoção de eventos comunitários – credenciamento de instituições públicas.
  3. ( ) Contato com instituições públicas ou privadas – visitas domiciliares – educação para a economia doméstica.
  4. ( ) Realização de estudos socioeconômicos – articulação das atividades profissionais – implementação do SUAS – identificar recursos.

 

 

  1. Analise o seguinte trecho: “a pobreza é uma situação complexa de caráter multidimensional. Mais do que uma categoria econômica é uma categoria política que se traduz não só pelos seus efeitos materiais, mas também pela inexistência de direitos, oportunidades, possibilidades e, até mesmo, de informações.” (Aldaíza Sposati)

 

Nesta questão o candidato deveria analisar a categoria pobreza através da interlocução com a Política de Assistência Social.

 

  1. O projeto SEMASTH itinerante tem como base realizar um mapeamento nas regiões mais vulneráveis do município para identificar as maiores necessidades da comunidade, visando transformar e melhorar a qualidade de vida no território. Qual é a importância do território na implantação de políticas públicas?

 

Para a assistência social o conhecimento do território ultrapassa a dimensão físico-territorial, embora esta dimensão tenha fundamental importância. Conforme a Política Nacional da Assistência Social/2004 a definição de território abrange o entorno dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, considerando-se também a realidade socioeconômica e cultural das famílias: arranjos, valores, crenças e demandas; os recursos e as vulnerabilidades existentes no território; as  características da rede de serviços local, municipal e regional; as iniciativas de organização e mobilização social, a situação de organização e mobilização comunitária e seus potenciais individuais e coletivos.

 

 

  1. A busca ativa é uma estratégia da política de assistência social para alcançar a população considerada invisível, aquela que não acessa serviços públicos e vive fora de qualquer rede de proteção social.  Quais as estratégias que devem ser consideradas neste caso?

 

A Busca Ativa refere-se à localização, inclusão no Cadastro Único e atualização cadastral de todas as famílias extremamente pobres, assim como o encaminhamento destas famílias aos serviços da rede de proteção social. Entende-se como rede de proteção social a oferta de direitos sociais básicos e de oportunidades para inclusão produtiva abrangendo as políticas de garantia de renda, de acesso a serviços (assistência social, saúde, educação, energia, água, segurança alimentar e nutricional, entre outras) e de trabalho e renda.

A Busca Ativa se desdobra em três estratégias:

(1) Busca Ativa para inclusão no Cadastro Único: trata-se de localizar as famílias extremamente pobres, incluí-las no cadastro e manter suas informações sempre atualizadas;

(2) Busca Ativa para Acessar Benefícios: incluir no Bolsa Família, no Bolsa Verde, no Fomento a Atividades Produtivas, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e no Benefício de Prestação Continuada todas as famílias que atendam aos critérios de elegibilidade;

(3) Busca Ativa para Acessar Serviços: nesse caso, o Estado assegura que as famílias extremamente pobres tenham acesso aos serviços sociais básicos de saúde, saneamento, educação, assistência social, trabalho e segurança alimentar e nutricional, entre outros.

 

EDITAL SEMASTH Nº. 001/2018

 

ENTREVISTA ESCRITA – TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO COM EXPERIÊNCIA NA ABORDAGEM E ACOLHIDA DOS USUÁRIOS.

 

NOME DO (A) CANDIDATO (A):__________________________________________________

Nº. DE INSCRIÇÃO _________

 

 

  1. Nos termos em que determina a Constituição Federal, a assistência social deve ser prestada:

 

  1. ( ) Aos cidadãos que comprovarem insuficiência de recursos
  2. ( ) A todos os brasileiros, natos e naturalizados
  3. ( ) A quem dela necessitar
  4. ( ) Aos reconhecidamente pobres, na forma da lei

 

 

  1. O atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, tem por objetivo contribuir para a garantia do direito e na construção de uma rede de proteção social às famílias e indivíduos no território. As ofertas do SUAS podem contribuir com a proteção social; a identificação da rede de serviços existentes e com a construção de agendas articuladas e integradas. Fale sobre isso.

 

Candidato deveria ter como base os conceitos e concepções referenciados na Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, nº 8742/93 e alteração/2011, na Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004; na Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social – NOB/SUAS/2005, alteração/ 2012; na NOB/RH/SUAS/2006 e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do SUAS/2009

 

EDITAL SEMASTH Nº. 001/2018

 

ENTREVISTA ESCRITA – TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO COM EXPERIÊNCIA NO CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS.

 

 

NOME DO (A) CANDIDATO (A):__________________________________________________

Nº. DE INSCRIÇÃO _________

 

 

  1. Nos termos em que determina a Constituição Federal, a assistência social deve ser prestada:

 

  1. (  ) Aos cidadãos que comprovarem insuficiência de recursos
  2. ( ) A todos os brasileiros, natos e naturalizados
  3. ( X  ) A quem dela necessitar
  4. ( ) Aos reconhecidamente pobres, na forma da lei

 

  1. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.  Fale sobre a importância desse instrumento para acesso a esses benefícios e cite 03 benefícios acessados através dele.

 

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais:

 

Programa Bolsa Família
Benefício de Prestação Continuada
Tarifa Social de Energia Elétrica
Programa Minha Casa Minha Vida
Carteira do Idoso
Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
Telefone Popular
Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
Programas Cisternas
Água para Todos
Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
Bolsa Estiagem 
Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural
Programa Nacional de Reforma Agrária
Programa Nacional de Crédito Fundiário
Crédito Instalação 
Carta Social 
Serviços Assistenciais
Programa Brasil Alfabetizado
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
Identidade Jovem (ID Jovem)
ENEM

 

ABAIXO, O RESULTADO FINAL

 

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Prefeitura do Município de Tanguá
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação
RESULTADO FINAL – EDITAL Nº 001/2018
CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MEDIO COM EXPERIÊNCIA NA ABORDAGEM DOS USUARIOS.
Nº INSCRIÇÃO NOME TITULOS ENTREVISTA  ESCRITA ENTREVISTA ORAL TOTAL
1 JANIR OLIVEIRA DOS SANTOS 0,00 5,00 9,00 14,00
2 CRISTINA PARREIRAS DA SILVA LUZ 0,75 40,00 21,00 61,75
3 ROSANE DE SOUZA TEIXEIRA 2,00 25,00 13,00 40,00
4 MARCELO DE OLIVEIRA  GOMES 1,00 40,00 31,00 72,00
5 CARMEN TERESA FREITAS 0,25 30,00 11,00 41,25
6 MARIA CLARA FERREIRA AZEVEDO 1,00 40,00 15,00 56,00
7 VALERIA COSTA LOPES 0,75 20,00 12,00 32,75
8 ANA PAULA PORTO CORREA 1,00 25,00 15,00 41,00
9 DARLANE PINTO NASCIMENTO 3,00 30,00 15,00 48,00
10 GUSTAVO NUNES DA COSTA RICARDO 0,00 40,00 23,00 63,00
11 FABIANA CARVALHO DA COSTA RITA 0,75 30,00 16,00 46,75
12 ADELINA DIAS DOS SANTOS AGUIAR 0,50 30,00 14,00 44,50
13 ANA LUCIA DA SILVA CORRÊA 0,25 25,00 17,00 42,25
14 ARLENE MARIA DA SILVA CARDOSOS 1,00 40,00 25,00 66,00
15 MYLLENA MOTA DOS SANTOS 0,00 25,00 11,00 36,00
16 SIMONE FERREIRA DA SILVA  TAVARES 0,50 40,00 22,00 62,50
17 JOSIMARA COSTA PINHEIRO 0,00 35,00 22,00 57,00
18 MICHELLY BRAGA CARVALHO 1,00 40,00 10,00 51,00
19 LIDIANE DANUZIA CRUZ DE OLIVEIRA 0,00 35,00 18,00 53,00
20 NICOLI SILVA DE MARINS 1,25 25,00 13,00 39,25
21 ROSANGELA LOPES SILVA 0,00 FALTOU FALTOU 0,00

 

Prefeitura do Município de Tanguá
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação
RESULTADO FINAL – EDITAL Nº 001/2018
CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL MEDIO COM EXPERIÊNCIA NO CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS
DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS
Nº INSCRIÇÃO NOME TITULOS ENTREVISTA ESCRITA ENTREVISTA ORAL TOTAL
1 ROSICLER DA CONCEIÇÃO BRAGA 0,00 20,00 20,00 40,00
2 VÂNIA COSTA DA SILVA 0,50 40,00 14,00 54,50
3 THÁCIA DUARTE BRANCO 1,00 40,00 36,00 77,00
4 NAYHARA DOS SANTOS GONÇALVES 0,50 40,00 33,00 73,50
5 LIDIA DA SILVA SILVEIRA 2,00 30,00 21,00 53,00
6 LAYLLA KARLA VIEIRA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS 0,00 25,00 18,00 43,00
7 GISLAINE DA ROZA COUTINHO CHAVÃO 1,00 10,00 19,00 30,00
8 CAMILA DA SILVA CARVALHO 1,00 40,00 33,00 74,00
9 MATHEUS ESTEVES DA SILVA 0,00 35,00 31,00 66,00
10 VANESSA DA CONCEIÇÃO FIGUEIREDO 0,00 30,00 19,00 49,00
11 CRISTIANE DA CONCEIÇÃO ERNANDES 0,50 40,00 23,00 63,50
12 MAIARA ASSIS PINTO 0,25 20,00 21,00 41,25
13 DIEGO DA CONCEIÇÃO SILVA 0,00 FALTOU FALTOU 0,00
14 DIEGO  ERNANDES DE OLIVEIRA 0,25 30,00 18,00 48,25

 

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Prefeitura do Município de Tanguá
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação
RESULTADO FINAL – EDITAL Nº 001/2018
CARGO: TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR COM EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS COMUNITÁRIOS E GESTÃO DE
PROGRAMAS, PROJETOS, SERVIÇOS E BENEFICIOS SOCIOASSISTENCIAIS.
Nº INSCRIÇÃO NOME TITULOS ENTREVISTA ESCRITA ENTREVISTA ORAL TOTAL
1 LAIS ALMEIDA BOECHAT QUINTANILHA 2,00 140,00 39,00 181,00
2 MONICA SOUZA DOS SANTOS 1,75 120,00 38,00 159,75
3 GILDA R. DE ALMEIDA DA GAMA 3,00 140,00 33,00 176,00
4 MARIA AURILENE DE ARAUJO SOUZA 3,00 120,00 31,00 154,00
5 ELIZABETH FRAGA 3,00 FALTOU FALTOU 3,00
6 LUANA DA SILVA SOUZA 1,25 140,00 26,00 167,25
7 GISELE FIGUEIREDO SILVA LOPES 1,50 140,00 25,00 166,50
8 LUANA DO AMOR DIVINO DE MORAES 1,25 120,00 19,00 140,25
9 NADIÊSKA BARBOSA NUNES 3,00 140,00 25,00 168,00
10 MILLENA NECO PEREZ 2,50 80,00 21,00 103,50
11 GABRIELA RIBEIRO DO NASCIMENTO 1,75 120,00 34,00 155,75
12 ALESSANDRA PEREIRA DE ARAUJO 2,50 120,00 27,00 149,50
13 VIVANE PEREIRA DA SILVA 2,00 FALTOU FALTOU 2,00
14 VIVIAN DA SILVA BARRIA 2,00 140,00 28,00 170,00
15 DALINE MERLIN DELAZERI 2,00 140,00 24,00 166,00
16 SIMONE SOUZA GOMES EDUARDO 3,00 140,00 25,00 168,00
17 MARCELO SOARES AMADO 1,00 140,00 24,00 165,00
18 ANA CAROLINA DE CARVALHO 3,00 95,00 20,00 118,00
19 LUANA DE SALES ANTUNES 2,00 140,00 25,00 167,00
20 SUELLEN RACHEL ALFRADIQUE CUSTÓDIO 1,75 140,00 30,00 171,75
21 CRISTIANE ARESTA MONTEIRO 1,50 140,00 36,00 177,50
22 CÁSSIA S.P. MONTEIRO 1,75 120,00 33,00 154,75
23 BARBARA CARMO CRESPO 1,25 140,00 35,00 176,25
24 IZA MEDINA DA COSTA NETA 3,00 140,00 34,00 177,00
25 VERONICA BELCHIOR RODRIGUES 2,00 FALTOU FALTOU 2,00

Mais populares

Sair da versão mobile