Agricultura

Agricultores e Poder Público se reúnem por reconhecimento da laranja de Tanguá

Na última terça-feira, 08/05, foi dado um passo muito importante para a agricultura da região. A laranja de Tanguá, reconhecida em todo o estado pela sua qualidade e incomparável sabor, está perto de ficar ainda mais famosa.

Representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara de Vereadores, Associação de Agricultores da Posse, estiveram reunidos com o prefeito Valber Marcelo, na Prefeitura de Tanguá, para iniciar o processo de Reconhecimento de Notoriedade (Indicação Geográfica) da laranja da região, junto ao Instituto Nacional de Patentes (INPI).

Os produtores ficarão responsáveis pela elaboração de um regulamento, e paralelamente, serão realizados diversos estudos pelos órgãos responsáveis (que incluem o solo, mudas e a própria fruta). Ao final de todo o processo, a laranja da região passará a ter um nome específico, registrado oficialmente, que só poderá ser usado pelos produtores locais, com a definição de todas as especificidades que o produto possui, como cor, sabor, época da colheita, dentre outras, evitando que produtores de outros lugares usem a nomenclatura para outros tipos de laranjas que não possuem a mesma qualidade e sabor.

Medida pode impulsionar o turismo e desenvolver a Zona Rural

“A história da agricultura de Tanguá está sendo construída, e esse encontro serve como uma aproximação definitiva entre produtores e o poder público. O reconhecimento da laranja de Tanguá trará inúmeros benefícios para os produtores, turismo, para a economia do município e será muito importante para o fortalecimento da Zona Rural. Tanguá tem tudo para ser reconhecida pela sua laranja e atrair ainda mais turistas que buscam comprar e degustar a iguaria”, afirmou o prefeito Valber.

A indicação pode ser de procedência ou denominação de origem, e ao final do processo, será determinado o nome da região, a delimitação da área e a modalidade da localização geográfica. De acordo com a Fiscal Federal Agropecuária, Ludimila Gaspar, a Indicação Geográfica trata-se de um reconhecimento da notoriedade da produção de laranja da região. “Envolve tanto Tanguá quanto regiões próximas. Vamos trazer e estruturar essa indicação para agregar valor, dando mais qualidade e notoriedade a região nesse conjunto de parcerias com os produtores rurais, com a Embrapa, Prefeitura, EMATER e outros parceiros que vão aderir a esse projeto”, afirmou a representante do Ministério da Agricultura. A intenção é criar uma opção para o produtor rural, fortalecer a produção de laranja e criar um reconhecimento do consumidor para a qualidade do produto de Tanguá.

De acordo com José Ronaldo, representante da Embrapa, haverá estudos para a reunir informações técnicas. “A EMBRAPA chega junto com o Ministério para fortalecer esse processo de valorização da laranja da região, trazendo informações de solo, clima e da própria qualidade da laranja”, afirmou.

Também presente na reunião, a convite da Câmara de Vereadores, o Chefe de Representação Regional do Ministério da Cultura, Matheus Quintal, afirmou que todo o processo vai potencializar o Circuito da Laranja. “É importante que o Ministério da Cultura incentive essa parte cultural-gastronômica da cidade, assim como é feito em outros municípios, como Petrópolis, que é um polo gastronômico que movimenta a região, e Paty do Alferes, com a festa do Tomate. Creio que Tanguá pode ser uma potência se conseguirmos impulsionar o Circuito da Laranja”, disse.