Defesa Civil realiza ação pelo Dia Estadual de Prevenção de Desastres

Dia 29 de novembro é o Dia Estadual de Prevenção de Desastres e a Defesa Civil Municipal realizou, no Centro, uma ação em parceria com a Secretaria de Saúde, com orientações em geral sobre como agir em caso de desastres naturais, recebimento de solicitações para vistorias em residências, além de distribuição de plantas medicinais e serviços de aferição de pressão.

De acordo com o novo Coordenador Geral do órgão no município, Paulo Miranda, no dia 30 de novembro, será iniciado um plano de escape junto às escolas da rede, em parceria com a Secretaria de Educação, que consiste em treinar alunos e funcionários sobre planos de evacuação em caso de emergências.

A Defesa Civil Municipal está com diversos projetos em andamento, como a criação do Agente Jovem de Defesa Civil, para a faixa etária de 13 a 17 anos; um programa de orientação de percepção de rios, além do “Defesa Civil na Comunidade”, para preparar núcleos junto às comunidades visando orientar moradores a dar uma primeira resposta em caso de desastres naturais.

“O primeiro núcleo será na Posse dos Coutinhos, tendo em vista a distância e as especificidades do local, que terá um grupo que saberá agir em caso de isolamento em decorrência de chuvas, antes da chegada do socorro”, afirmou Miranda.

Paulo Miranda é Subtenente do Corpo de Bombeiros, com 28 anos de corporação, e trabalha em Defesa Civil há 20 anos, com passagens por Niterói e São Gonçalo. Ele agora responde pela Coordenação do órgão em Tanguá e pretende usar sua experiência para tornar o município ainda mais preparado para prevenir e combater desastres.