Agricultura

Prefeitura investe em Agricultura Familiar e alunos da Rede Municipal consomem merenda mais saudável

Published

on

A Rede Municipal de Ensino passou a adotar uma alimentação ainda mais saudável na merenda escolar servida aos alunos. Com a aquisição de produtos da Agricultura Familiar, por meio de Chamada Pública, de acordo com as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), frutas, legumes e verduras produzidos em Tanguá entraram de vez no cardápio da merenda do município.

Alessandra Bellas está inserida no PNAE e produz tomates de forma sustentável na localidade de Mutuapira. Os tomates da Alessandra são produzidos pelo Sistema de Produção de Tomates em Cultivo Sustentável (Tomatec), uma opção já consolidada entre as boas práticas agrícolas voltadas à produção de tomate de mesa de qualidade, com menos insumos, focado na valorização econômica do produto e segurança alimentar.

O Tomatec adota uma tecnologia inovadora com princípios sustentáveis, desenvolvida e aperfeiçoada pela Embrapa Solos, promove a conservação do solo e da água, gera maior produtividade da cultura e condições de produção favoráveis para o agricultor e meio ambiente, com reduzido uso de agroquímicos. Hoje, Tanguá é uma das maiores produtoras do Sistema Tomatec no Brasil, com plantio anual de 24 mil pés de tomates, e boa parte dessa produção é destinada para a merenda escolar.

Graças aos esforços conjuntos das Secretarias de Agricultura e de Educação, os agricultores de Tanguá têm sido beneficiados com a aquisição de seus produtos pela prefeitura. De acordo com a Secretária de Agricultura, Cláudia Milão, 89% do valor repassado pelo Governo Federal ao município para a merenda, através do PNAE, são gastos na Agricultura Familiar (o mínimo determinado por lei é 30%), beneficiando a Alessandra Bellas, dezenas de famílias de agricultores de Tanguá e os alunos da Rede Municipal de ensino, que consomem produtos sazonais, frescos e saudáveis.

Mais populares

Sair da versão mobile