Saúde
Prefeitura anuncia chegada de Tomógrafo Móvel no município
Após a Prefeitura de Tanguá anunciar um “pacotão” de projetos, como o Nenhuma Casa Sem Banheiro, o Guarda-Mirim e o Programa Operação Trabalho (POT), além da inauguração da Faetec no último dia 15, outro importante serviço estará em poucos dias à disposição da população: trata-se do Tomógrafo Móvel.
Instalado numa carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.
O serviço funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.
Durante uma live realizada através de sua página oficial, o prefeito anunciou a chegada da unidade itinerante ao município.
“Estamos recebendo aqui no município este equipamento extraordinário. Todos os tipos de tomografia, de crânio, partes moles, tórax, este tomógrafo irá atender. As nossas equipes estão instalando o caminhão, que está ao lado da unidade do Centro de Saúde Demerval Garcia de Freitas, um equipamento de alta sofisticação. Nossa programação é iniciar os atendimentos na próxima segunda-feira, dia 20”, disse o prefeito.
Para o diretor da Policlínica Demerval Garcia de Freitas, Roni Pelegrino, a chegada do serviço representa um enorme avanço para a realização dos exames no município.
“Com o novo tomógrafo, médicos e enfermeiros não precisam mais sair da unidade para acompanhar os pacientes que se dirigiam a outros hospitais. Além de uma grande economia de combustível, não colocamos os pacientes em risco com remoções de longa distância pra realização do exame. Também vamos otimizar as transferências, visto que para transferir os pacientes de COVID, a realização da tomografia é uma exigência. Sem contar que fecharemos o diagnóstico de diversas doenças com muito mais rapidez, ou seja estamos, salvando vidas”, destacou Roni.
Para os interessados em fazer o agendamento do exame, é de extrema necessidade o comparecimento no posto de saúde mais próximo de sua residência ou até mesmo na Secretaria de Saúde, para que o pedido de exame seja cadastrado na regulação do município e, mediante este procedimento, conseguir a realização da tomografia.