Saúde
Tanguá inicia atendimentos no tomógrafo móvel
Nesta quinta-feira (23/09), a Prefeitura de Tanguá deu início às operações do tomógrafo móvel, que está baseado nas dependências da Policlínica Municipal Demerval Garcia de Freitas.
Desde o início do ano, o município estava em busca de um equipamento que pudesse atender as demandas, até então reprimidas, dos pacientes em tratamento na rede pública de saúde, com indicação de exames de tomografia computadorizada.
Durante uma live, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, e o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, apresentaram o equipamento e todas as suas funcionalidades.
A previsão de permanência do Tomógrafo Móvel no município é de no mínimo três meses. Durante a apresentação do equipamento – que possui plataforma de acessibilidade para oferecer condições de atendimento também aos pacientes acamados e/ou com dificuldades de locomoção – Rodrigo Medeiros destacou que esse prazo poderá ser estendido, possivelmente, até a conclusão do Centro de Diagnóstico Municipal. A ideia é que, no futuro, seja construído um Centro de Diagnóstico por Imagem em Tanguá.
“Estou muito feliz, já que desde o início da nossa gestão eu disse que era necessário que a gente atacasse as filas de espera. Com a chegada do tomógrafo, a gente avança não apenas na brevidade no atendimento, bem como na logística de deslocamento do paciente até o local onde vai realizar o exame. Fico ainda mais feliz por saber que até mesmo crianças, que dependiam desse atendimento há mais de três anos e que não eram atendidas, agora podem até mesmo, em caso de necessidade de sedação, ser acompanhadas por uma equipe médica”, disse o prefeito.
Já o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, disse que a secretaria criou o centro de planejamento de controle e avaliação, para estudar as demandas dos usuários.
“Esse equipamento será responsável pelo salvamento de muitas vidas”, completou Rodrigo Lopes.
O tomógrafo móvel que está em operação em Tanguá é totalmente custeado com recursos próprios.