A Policlínica Demerval Garcia de Freitas (PDGF), em Tanguá, atingiu uma marca inédita, na terça-feira, 22/01. Pela primeira vez, desde que foi inaugurada , em 2012, a unidade atingiu a marca de 513 atendimentos em um único dia.
O aumento expressivo do número de pessoas em busca de atendimento é uma consequência do avanço da Covid-19. A procura pelo Centro de Tratamento foi responsável por 345 consultas. Outros 168 pacientes deram entrada na emergência da unidade para procedimentos de emergência.
Mas não foram somente os tanguaenses que procuraram a policlínica. O diretor da unidade, Roni Pelegrino, esclareceu que dos mais de 500 atendimentos, 39 pacientes se identificaram como moradores de Itaboraí, Rio Bonito e, até mesmo, de São Gonçalo.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Lopes, mesmo com 50 profissionais da pasta afastados pela Covid-19, o serviço segue em pleno funcionamento.
“Estamos nos empenhando ao máximo. Já fomos autorizados pelo prefeito Rodrigo a fazer contratações emergenciais de médicos e remanejar pessoa para cobrir a falta momentânea de profissionais. Mesmo assim, os atendimentos podem ser mais demorados pelo volume de pessoas que estamos recebendo e pela complexidade que envolve a realização dos testes. O procedimento dura, em média, cerca de 20 minutos por pessoa”, esclareceu.