Agricultura

Tanguá ministra curso de capacitação de agricultores para produção de adubo orgânico tipo bokashi

Published

on

Além do curso foi promovida também a avaliação fitossanitária para produtores de citrus

A Prefeitura de Tanguá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Itaboraí, acaba de ministrar um curso de capacitação de agricultores para a produção de adubo organomineral do tipo “bokashi”.

As aulas, promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foram conferidas a 8 agricultores familiares durante 16 horas, divididas entre os dias 04 e 05/04, ministradas pela engenheira agrônoma Sílvia Michelle.

O curso ensina a produzir adubo orgânico, a partir de farelos, que são resíduos da produção de alimentos de uma forma geral e que, com a ajuda de microorganismos eficientes, é feita a compostagem dos farelos, o que dá a origem ao adubo do tipo “bokashi”.

Segundo Sílvia Michelle, a utilização do adubo serve para a agricultura em geral, como por exemplo, hortaliças e flores, mas pode ser aplicado a todas as produções agrícolas.

Outra atividade em curso é a visitação aos produtores de citrus com a finalidade de orientar sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. A ação é assistida pelo também agrônomo Paulo César dos Santos, que presta o serviço através do Senar.

“Com o crescimento da citricultura no município, se faz necessário o uso desses produtos de maneira direcionada, organizada e capacitada, sabendo a forma correta de fazer a aplicação, protegendo o meio ambiente e a vida das pessoas, pela periculosidade oferecida em caso de má utilização”, disse o agrônomo Paulo César dos Santos, instrutor de cuidados na área de frutíferas e horticultura, de modo geral.

O produtor Adelson dos Santos, que atualmente tem em seu pomar cerca de 1.400 pés de laranja e colheu no ano passado 644 caixas da fruta, espera elevar a produção em cerca de 50% já na próxima safra a partir do conhecimento adquirido durante as aulas do curso.

Para o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Vagno da Posse, o conteúdo do curso e das visitas assistidas visa trazer para o município uma agricultura cada vez mais sustentável, menos agressiva ao ambiente, que se integre melhor a nossa realidade e atenda os interesses da sociedade.

Mais populares

Sair da versão mobile