Nesta quinta-feira (07) ocorreu a abertura do Arraiá na Terra da Laranja, que reuniu centenas de pessoas no centro de Tanguá.
O primeiro dia de festividades teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil de Tanguá, formada por alunos da rede municipal de ensino e que encantou o público presente com músicas tradicionais. A iniciativa é um projeto da Prefeitura de Tanguá, em parceria com o IBME, para levar o ensino de música aos alunos da rede.
Danças típicas foram encenadas em seguida, também por alunos de diversas escolas municipais, que abrilhantaram o evento e resgataram a cultura das festas juninas.
Dando continuidade ao evento, Mariana Aydar subiu ao palco ao lado da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, agitando a noite com clássicos da música brasileira.
Fechando a noite, o grupo Kainon levou ao público uma mensagem de fé e de esperança, através de seu ritmo.
O Arraiá na Terra da Laranja, produzido por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação, inovou utilizando materiais reciclados, tais como paletes e outros reutilizáveis, advindos do uso em eventos anteriores, que deram ao local um brilho especial, com status de “novos”.
Para o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, o evento representa o reencontro com a cultura tradicional.
“Esse é um momento muito especial, pois há anos não se via tanta alegria e tantos sorrisos nos rostos da nossa gente. Vi inúmeras famílias reunidas, se divertindo, comemorando, confraternizando. Esse é o caminho”, disse o prefeito.
O secretário de Cultura e Turismo do município, Reginaldo Garcia, destacou a importância dessas ações.
“Acredito que a cultura é essencial na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Me sinto lisonjeado pela confiança recebida da parte do prefeito por ter me permitido tratar de um assunto tão importante para a população. Além da Cultura, temos já elaborado um plano de ações na área do Turismo, que logo vai levar a Capital Estadual da Laranja aos ‘top trends’ no que se refere ao estado do Rio de Janeiro e quem sabe, do nosso país. Muitas surpresas virão. Estamos trabalhando para isso!”, destacou.