Saúde
Tanguá oferece tratamento oftalmológico gratuito para moradores
A prefeitura de Tanguá vem atendendo mensalmente cerca de 200 pacientes portadores das mais diversas patologias oculares. O atendimento abrange, desde a primeira infância, com o teste do olhinho nos recém-nascidos, aos mais comuns, como o exame de refração de grau, que flagra problemas como miopia e astigmatismo, passando pela retinopatia diabética, catarata, glaucoma, entre as demais patologias.
Para dar início às avaliações e ao tratamento o usuário deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e agendar um atendimento, que será prestado no interior do Centro de Especialidades José Pelegrino, localizado no Centro, em frente ao Hospital Dermeval Garcia de Freitas. Neste local, o paciente será avaliado e terá o seu diagnóstico logo na primeira consulta.
Nos casos em que haja necessidade de exames complementares, ele será reencaminhado à sua UBS de origem, que providenciará o envio do encaminhamento para as clínicas conveniadas com a prefeitura ou – dependendo da complexidade do caso, fará a devida regulação do paciente pelo sistema de regulação de vagas do Estado (SER), a partir da apresentação da Guia de Referência e os documentos de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado.
Segundo o Dr. Bruno Jogaib, um dos médicos que atende no ambulatório de oftalmologia do centro de especialidades, é recomendável que, além de iniciar os exames de visão desde o teste do olhinho, é necessário que os pais e também os professores fiquem atentos a qualquer sinal que a criança possa apresentar para que se possa propiciar à ela o diagnóstico de forma precoce.
“Há doenças silenciosas como a retinopatia diabética, que quando tratada corretamente é reversível; e o glaucoma, que demanda tratamento contínuo. Por isso, é importante que sejam identificadas o quanto antes”, disse o Dr. Bruno.