Capacitação dos agentes comunitários de saúde e combate às endemias

Constantemente as equipes da Secretaria Municipal de Saúde participam de diversas capacitações para executarem seu trabalho com excelência.

Desta vez, a formação se estendeu para os agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias que estão participando do curso a Nível Técnico do programa Saúde com Agente, criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único Saúde (SUS).

Na modalidade estão sendo abordados diversos assuntos importantes para o dia a dia do agente, como: coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares, conhecimento das condicionalidades de programas sociais, desenvolver ações de planejamento integrado, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação, entre outros.

“Estou muito feliz por poder participar da formação dos agentes comunitários e dos agentes de endemias do município de Tanguá. Ver a dedicação e o empenho de cada um deles é gratificante. Tenho certeza que sairão ainda mais competentes para exercer suas profissões, que é de extrema importância para todos nós. Eles acompanham de perto os problemas nas comunidades e geram as soluções com as equipes envolvidas, e isso é muito valioso, merecem nosso reconhecimento”, disse Franciane Mattos, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

“Esta é a primeira turma e estamos aguardando a liberação de novas vagas pelo Ministério da Saúde para que os demais ACS e ACE possam também participar. É importante ressaltar que o município ocupou todas as vagas disponibilizadas e não ocorreu nenhuma desistência por parte dos nossos profissionais. Parabenizo a todos os participantes pela seriedade e ao NEPS pela excelente condução de todo o processo”, acrescenta João Vitor Costa, coordenador da Estratégia de Saúde da Família.