Fazenda

Prefeitura concede descontos de até 30% para o pagamento integral do IPTU 2024

A prefeitura de Tanguá acaba de anunciar mais uma vantagem para quem quiser efetuar o pagamento integral do IPTU 2024, ainda neste mês de janeiro. Um desconto de 30% poderá ser obtido por qualquer proprietário de imóveis na cidade, desde que efetue o pagamento até o próximo dia 31. Para quem optar por pagar em fevereiro, o desconto cai para 20%, e o contribuinte poderá pagar até o dia 29. Já para quem deixar para pagar em março, até o dia 31/03, o desconto será de apenas 10%.

A alíquota de 30% de desconto para pagamento até o dia 31 de janeiro é a maior já oferecida entre as cidades da Região Metropolitana.

As guias para pagamento do imposto já podem ser impressas a partir do site da prefeitura (www.tangua.rj.gov.br). Para o contribuinte que preferir utilizar o carnê, sua entrega já está sendo realizada. O contribuinte que ainda não recebeu deve aguardar a entrega para os próximos dias, mas pode também retirar a guia de pagamento na sede da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, localizada na Rua Vereador Manoel Macedo, 772, no Centro, em frente ao viaduto.

Já há dois anos, foi disponibilizada aos contribuintes tanguaenses a modalidade PIX para pagamentos do IPTU e outros tributos. No ano passado, a ação facilitou a vida de centenas de contribuintes que resolveram aproveitar o desconto de 30% oferecido para pagamento em janeiro, quando mais de 50% das operações foram realizadas por meio deste método, com tecnologia digital.

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, essa tecnologia é segura e permite ainda mais agilidade nas transações entre a Prefeitura e as instituições bancárias. Além de possibilitar pagamentos digitais, sem necessidade de o morador sair de casa, o uso de QR code de PIX possibilitará outras vantagens como, por exemplo, a compensação imediata de pagamentos.

A Prefeitura já disponibiliza um QR Code com as mesmas informações que constam no tradicional código de barras, seguindo as guias modelo Febraban, que devem ser pagas até o vencimento. A alíquota de descontos é a maior já concedida na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro.