O TRE-RJ iniciou no mês de janeiro sua campanha de retomada da coleta de biometria. Atualmente, o Brasil está com 65% do eleitorado biometrizado. A meta é chegar a 100% até o próximo dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral. Para isto, faltam cerca de 4,3 milhões de eleitores, distribuídos pelas 92 cidades do estado.
No município de Tanguá, apenas parte do eleitorado tem sua identificação biométrica registrada no Cartório Eleitoral. Para isso, a cidade está realizando uma campanha de divulgação dos dados e transmitindo as informações de até quando, e para onde os eleitores devem se dirigir para regularizar esta situação.
Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta neste link. Somente no caso de ainda não ter a biometria coletada o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral da 151ª Zona Eleitoral de Itaboraí/Tanguá, situada à Rua Desembargador Ferreira Pinto, 9 _ Centro — Itaboraí. O eleitor pode dirigir-se também a qualquer um dos postos em todo o estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Também é possível tirar dúvidas pelo Disque TRE-RJ, pelo telefone (21) 3436-9000.
Quem precisa regularizar a situação eleitoral, fazer alguma alteração no cadastro ou solicitar qualquer outro serviço que não envolva coleta de biometria pode realizar o procedimento pelo site, por meio do Título Net. A Diretora-Geral do TRE-RJ, Eline Íris, destacou a importância de o eleitor buscar atendimento quanto antes.
“O oito de maio não é só o prazo limite para a coleta biométrica. A data marca o fechamento do cadastro eleitoral na totalidade. É nesse momento que muitos eleitores costumam deixar para procurar os postos de atendimento, pedindo alterações de local de votação, de domicílio eleitoral ou os que buscam regularizar pendências diversas. Procedimentos que podem ser feitos desde já”, disse ela.