Ciência e Tecnologia
Tanguá lança oficialmente o Programa Nacional Mulheres Mil
Município é pioneiro na oferta do programa em parceria com órgãos estaduais e federais para capacitação e inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social
Na tarde desta terça-feira (17), Tanguá celebrou o lançamento oficial do Programa Nacional Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal voltada para a inclusão social e econômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O evento foi resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal, por meio da Fundação de Educação Profissional e Tecnológica de Tanguá (FAG), a Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Trabalho e Renda.
A cerimônia marcou a chegada do programa ao município, com a oferta de 863 vagas em diversos cursos. Até o momento, 300 vagas já estão preenchidas, e as demais serão disponibilizadas a partir de fevereiro. As aulas estão sendo realizadas em três turnos e locais distintos:
Pela manhã, na sede Faetec;
À tarde, no Colégio Estadual Antônio Francisco Leal, que também sediou a cerimônia de lançamento;
À noite, na Escola Municipal Iasmim Gonzaga Arantes.
Criado em 2007 como fruto de uma cooperação entre Brasil e Canadá, o Programa Mulheres Mil tornou-se política pública em 2011, vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é promover a capacitação profissional, ampliar oportunidades de emprego e fomentar a autonomia econômica das mulheres.
Inclusão e Parcerias
Além de beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, as vagas serão destinadas a estudantes da rede pública estadual e participantes de programas sociais, como o Programa Operação Trabalho (POT). Segundo o presidente da FAG e secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Trabalho e Renda, Paulo Renato Faria, anfitrião do evento, a iniciativa reforça o compromisso da gestão local com a educação e o desenvolvimento econômico.
A presença da FAG foi destacada como fundamental para a realização do programa em Tanguá. Sem a existência da Fundação, essa importante iniciativa não teria sido possível no município.
A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e federais, como a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, e sua subsecretária de Gestão de Ensino, professora Joilza Rangel.
Representando o Ministério do Trabalho e Emprego esteve o Sr. Eduardo Medeiros, Assessor especial da Superintendência do órgão, ao lado de lideranças municipais, incluindo os secretários de Assistência Social, Direitos Humanos, Envelhecimento Saudável, Acessibilidade e Habitação, Hezimara Duarte; da Casa Civil e interino de Segurança e Ordem Pública, Major Fabiano Costa; dos subsecretários Gelson Gomes, de Controle e Gestão Educacional e Janaína Sant’Anna, de Assistência Social; além de vereadores locais.
Impacto para Tanguá
Com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, o programa busca atender às demandas do mercado de trabalho local, promovendo maior qualificação da mão de obra feminina. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a importância da parceria:
“Tanguá está dando um passo fundamental ao trazer o Mulheres Mil para a cidade. A educação transforma vidas e abre portas para um futuro mais justo e igualitário.”
Os cursos serão realizados de segunda a sexta-feira e devem fortalecer a rede de políticas públicas de inclusão social no município, promovendo o desenvolvimento humano e econômico.