O Circuito da Laranja atende apenas a GRUPOS AGENDADOS de no mínimo 25 e, no máximo 30 pessoas. O agendamentos são feitos de segunda a sexta de 09:00 às 16:00h ( Horário de Brasília), através do telefone ( 21) 2747-4113.
Circuito da Laranja
O Circuito é o principal roteiro turístico da cidade de Tanguá e surge a partir do destaque do município na produção de laranja de mesa, sendo o maior produtor de laranja do Estado do Rio de Janeiro. Hoje existem mais de 200 sítios, em sua maioria de agricultura familiar, com cerca de um milhão de pés de laranja plantados, tendo como principais qualidades de laranja: a natal e seleta.
Funcionando desde 2010, de forma sazonal (no período da safra da laranja), o Circuito da laranja já foi visitado por milhares de pessoas, vindas principalmente da região metropolitana do Rio de Janeiro. Quem gosta de laranja e de turismo rural não pode deixar de fazê-lo. No percurso o visitante tem a oportunidade de conhecer um pomar de laranja, colher e degustar a fruta, além de visitar algumas propriedades rurais, e ainda comprar produtos agrícolas e artesanais, vivenciando assim um agradável dia no campo.
Conheça o roteiro do Circuito da Laranja:
Portal de entrada da cidade: é o ponto de partida de nosso passeio. Aqui nossos grupos de visitantes são recepcionados por condutores locais que irão acompanhá-los durante todo o dia, contando um pouquinho das histórias da cidade e do cultivo da laranja, levando todos a se encantarem com a cultura local. Nesse ponto os visitantes também podem adquirir lindos souvenirs personalizados do Circuito da Laranja.
Feira de artesanato permanente: fazemos uma parada no Centro de Tanguá para visitarmos nossa charmosa feirinha de artesanato. Nela os artesãos locais apresentam trabalhos artesanais exclusivos e diversificados. Nossos turistas podem comprar lindas peças de biscuit, crochê, madeira, pinturas, costura criativa, bijouterias, ponto cruz, acessórios decorativos para casa, entre outros. Após essa parada pegamos o caminho da roça em direção a Posse Coutinhos e vamos aproveitando para apreciar a bucólica paisagem da zona rural tanguaense.
Caminho da Roça:
Café da manhã rural – Espaço Delícia: um dos momentos mais aguardados do Circuito é o delicioso café da manhã rural, recheado de quitutes da roça, ao entrar no salão o cheirinho dos maravilhosos bolos de sabores variados, empadão, escondidinho de carne seca, pão caseiro, aipim e banana da terra cozidos, queijo minas e geleias, já deixam todos com água na boca, sem saber por onde começar a servir. E para acompanhar essas maravilhas, para beber temos sempre as opções de 2 sucos naturais, café e leite. Na saída ainda temos uma banquinha com doces e quitutes para venda.
Casa de Farinha do Sítio Rocha: Nesse sítio somos recepcionados pela simpática família Rocha e vamos direto visitar a rústica casa de Farinha movida à motor, construída pelo Sr. Nô ( in memorian), patriarca da família. Os proprietários explicam como é a transformação do aipim em uma das mais saborosas farinhas da região, e num segundo momento o visitante tem a oportunidade de fazer sua feirinha semanal. Se você gosta de comprar produtos fresquinhos não esqueça de trazer seu carrinho de feira ou sua sacola reforçada.
Tomascar: Esse belo bairro encanta a todos pela sua linda paisagem natural, sendo destaques a Cachoeira de Tomascar, com sua pequena queda d’água, formada pelo Rio Tanguá, que também faz o limite entre as cidades de Tanguá e Rio Bonito.
Engenho de Farinha: Nas margens da Cachoeira de Tomascar está localizado um histórico Engenho de Farinha do final do século XIX, que apesar de já ter sofrido algumas modificações, ainda conta com sua imponente roda d’ água de 7 metros de altura. Lá Sr. Amilse faz as honras da casa, contando muitas histórias do local e de sua família, que é dona do Engenho a mais de um século.
Almoço – Restaurante da Marilene: Pensa naquele cheirinho de fogão à lenha e aquele gostinho de comida caseira. Esse é o clima da nossa parada para o almoço, situado as margens do Rio Tanguá nesse restaurante nossos visitantes podem degustar a melhor comida da roça da região.
Colha e chupe – Pomar de laranja: Aqui sem dúvida nenhuma é o ponto alto do nosso Circuito, afinal para que viemos?? Para degustar muita laranja… No pomar do Sr. Delso, o visitante ganha uma faquinha e pode se fartar das laranjas mais doces e saborosas do país… Sem dúvida nenhuma visitar o Circuito da laranja é viver uma experiência inesquecível de um dia no campo.