SEMASTH
Secretaria
de Assistência Social, Trabalho e Habitação
Sobre nós:
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação
Fale conosco
(21) 3749-1129
semasth@ tangua.rj.gov.br
GOVERNO FEDERAL
Conheça os programas e projetos do Governo Federal
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de Assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. O Serviço desenvolvido de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço como:
- Projeto Guarda Mirim – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, voltados para crianças e adolescentes entre 11 a 15 anos. TOTAL CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTE: 40 CRIANÇAS
- Projeto Super Idade – Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencialize a condição de escolher e decidir, as Oficinas acontecem nos espaços dos CRAS de cada bairro, incluindo atividade esportiva e Inclusão Social.
- Criança Feliz - Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. 300 crianças – 300 CRIANÇAS
- CRAS DUQUES: Rua dos Girassois lt 14 e 15, Duques, Tanguá/RJ
- Tel: (21)99661-4827
- CRAS POSSE DOS COUTINHOS: Estrada Ribeiro de Almeida KM1 S/N, Posse dos Coutinhos – Tangua/RJ Tel(21) 2736-8570
- CRAS CENTRO: Rua Manoel João Gonçalves, 280
- Centro – Tanguá - CEP: 24890-000 –Telefone (21) 2747-2879
- CRAS BANDEIRANTES: AV.do Areal esquina com Av, João da Silva Lessa BandII, Qd 57 lt do 1 ao 4 – Bandeirantes II, - Tangua/RJ tel (21) 97192-5541
- CRAS VILA CORTES: AV. Prefeito João Batista Cáffaro- Qd 31- Praça da Juventude- Ampliação- Tanguá- CEP: 24890-000 Tel (21) 3749-0245
PROGRAMA OPERAÇÃO TRABALHO
O Programa Operação Trabalho é voltado para o trabalhador desempregado, que mora no município de Tanguá e pertence a uma família de baixa renda. O Programa concede um auxílio financeiro, condicionado a uma capacitação e treinamento do interessado. Desta forma, busca ampliar suas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho.
CASA DO TRABALHADOR:
Inaugurada em 12 de abril de 2022, a casa do Trabalhador tem objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda e estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino, sendo ainda um ponto de fomento ao empreendedorismo, economia criativa e economia solidária.
Endereço: Loteamento Bairro São Francisco, lote 19, qd 07 – Centro, Tanguá/RJ
DEPARTAMENTO DE TRABALHO - OFERTA DE EMPREGO, SEGURO DESEMPREGO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA
SINE: É uma agencia criada em parceria com o governo estadual com o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda.
Funcionamento: de segunda a sexta das 08H as 17h
Endereço: Rua Salatiel de Velasco nº 63 – Espaço da Cidadania – Centro - Tanguá
Tel: (21) 2747-3752
CEAM: O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) ofertam acolhimento e acompanhamento interdisciplinar às mulheres em situações de violência. Visa promover e assegurar o fortalecimento da sua autoestima e da autonomia e o resgate da cidadania, além da prevenção, interrupção e superação das situações de violações aos seus direitos.
Rua Jobel José Cardoso, 1621 – Pinhão – Tanguá/RJ
Email: ceam@tangua.rj.gov.br
Telefone: (21) 97241-8264
Funcionamento: de segunda a sexta das 08:00 as 17h
ENDEREÇO: Rua Demerval Garcia de Freitas n 112
Rua Demerval Garcia de Freitas – Nº 112 – Centro.
TELEFONE: 2747 - 2879
Email: ceamtanguarj@gmail.com
CREAS: Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social. O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento imediato e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.
ENDEREÇO: Avenida do Areal – Quadra : 57 Lotes: 1 ao 4 ( Praça de esportes e Cultura)
Telefone: 3749-0744
Email: creastangua@hotmail.com
O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias.
O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Deve garantir atendimento imediato e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.
ENDEREÇO: Avenida do Areal – Quadra : 57 Lotes: 1 ao 4 ( Praça de esportes e Cultura)
Telefone: 3749 - 0744
Email: creastangua@hotmail.com
Responsável por acompanhar e avaliar, além de formular e propor, os instrumentos para a implementação da Política Nacional de Habitação, em articulação com as demais políticas públicas e instituições voltadas ao desenvolvimento urbano, com o objetivo de promover a universalização do acesso à moradia segura.
Projeto Super Idade – Tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencialize a condição de escolher e decidir, as Oficinas acontecem nos espaços dos CRAS de cada bairro, incluindo atividade esportiva e futuramente Inclusão digital
Projeto Guarda Mirim – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, voltados para crianças e adolescentes entre 11 a 15 anos. TOTAL CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTE: 40 CRIANÇAS
Serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos - Escolinha de Esportes, Tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para re-significar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
- CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIENCIA
- CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO
- CONSELHO DE HABITAÇÃO E INTERESSE SOCIAL
Reuniões:
REUNIÃO DO CMI – 1ª Segunda – feira do mês 13:30 h 10/01 – 07/02 – 07/03 – 04/04 – 02/05 – 06/06 – 04/07 – 01/08 – 05/09 – 03/10 – 07/11 – 05/12
REUNIÃO DO CMAS – 1ª Terça – feira : 10 h 04/01 - 01/02 - 08/03 - 05/04 - 03/05 – 07/06 – 05/07 – 02/08 - 06/09 – 04/10 – 01/11 – 06/12
REUNIÃO DO CMDPD – 2ª Quarta- feira do mês 10 h 12/01 - 09/02 – 09/03 – 13/04 – 11/05 – 08/06 – 13/07 – 10/08 – 14/09 – 19/10 – 09/11 – 14/12
REUNIÃO DO CMDCA – Penúltima quinta – feira 10 h 20/01 – 17/02 – 24/03 – 28/04 – 19/05 – 23/06 – 21/07 -25/08 – 22/09 -20/10 – 24/11 – 22/12
REUNIÃO DO CMM - 1ª Terça - feira do mês 14:00 h 04/01 - 01/02 – 08/03 – 05/04 - 03/05 – 07/06 – 05/07 – 02/08 - 06/09 – 04/10 – 01/11 – 06/12
REUNIÃO DO CMH - Última Quinta-Feira do mês 14: 00 h 24/02 - 31/03 – 28/04 – 26/05 – 30/06 – 28/07 – 25/08 – 29/09 – 27/10 – 24/11 – 29/1