O município de Tanguá será beneficiado com um investimento de R$ 850 mil para construir sistemas de tratamento alternativo para 96 famílias da área rural, que estão fora da concessão de água e esgoto. Este investimento é uma iniciativa crucial para melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais e periurbanas, promovendo a saúde pública e a preservação ambiental.
A licitação que viabilizará a iniciativa será feita pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), beneficiando, além de Tanguá, outros municípios da Região Hidrográfica V — Baía de Guanabara-RJ.
Segundo o engenheiro Elielson Teixeira, diretor municipal de saneamento de Tanguá, coordenador do subcomitê Leste e um dos principais articuladores na busca por este recurso, o projeto representa um marco importante no desenvolvimento sustentável da região.
“Conseguimos este investimento no Comitê com o apoio de todos os municípios do Subcomitê Leste unidos, que serão contemplados também. Desta forma, levaremos, além da preservação de nossos rios e córregos, também a saúde, a qualidade de vida e a dignidade para nossa população rural”, afirmou.
A implementação deste projeto não só trará melhorias significativas na infraestrutura de saneamento básico de Tanguá, mas também servirá como modelo para outras regiões que buscam aprimorar suas condições de vida rural mediante investimentos sustentáveis e cooperativos.