Nesta terça-feira, as secretarias municipais de Meio Ambiente de Tanguá, Cachoeiras de Macacu e Rio Bonito se reuniram para a apresentação da empresa contratada pelo Instituto Rio Metrópole para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
A reunião tratou sobre coleta de lixo, coleta seletiva, destinação final do lixo, novas técnicas de processamento do lixo, geração de energia através do gás metano e, principalmente, a construção do plano metropolitano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos.
Neste bloco, foram reunidos os quatro municípios citados para apresentação do plano de gerenciamento de resíduos: Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, sendo participantes os 22 municípios da região metropolitana.
Posteriormente, serão realizadas novas reuniões que apresentarão o diagnóstico de cada município, para discutir propostas com as devidas soluções para recolhimento e tratamento dos resíduos sólidos de cada bloco, tendo por último – e dentro do prazo de 9 meses – uma audiência pública geral ao final, reunindo os 22 municípios.