A Prefeitura de Tanguá adquiriu, nesta quarta-feira (20), um novo equipamento de coagulograma, um importante instrumento para agilizar as análises clínicas. O novo aparelho, instalado na Policlínica Demerval Garcia de Freitas, garantirá autonomia da unidade na avaliação de exames, auxiliando no tratamento mais rápido e eficaz ao paciente.
Segundo Lilian Rosa, coordenadora de urgência e emergência da unidade, haviam dificuldades na solicitação desses exames devido à falta do equipamento na Policlínica.
“Antes, esses exames eram encaminhados para um laboratório parceiro, mas nem sempre conseguíamos o retorno do resultado no momento necessário. Agora, com a máquina, podemos fazer o procedimento na própria unidade”, disse Lilian.
Popularmente conhecido como TAP PTT, o coagulograma é um conjunto de exames, que podem ser solicitados pelo médico, para analisar e detectar alterações no tempo de coagulação do sangue. É utilizado, por exemplo, após picadas de serpentes e outros animais que causam a coagulação excessiva do sangue.
Além disso, geralmente é utilizado antes dos procedimentos cirúrgicos para avaliar tem algum risco de hemorragia durante ou após o procedimento.
Para Daniel Venuto, médico plantonista da Policlínica de Tanguá, o equipamento será de grande ajuda nos casos de contato com animais peçonhentos, comuns na região.
“Na área rural há muitos acidentes com cobras e aranhas. Então, esse tipo de equipamento será um grande auxílio no acompanhamento da evolução do quadro desses pacientes”, afirmou.