Na região, apenas Maricá conta com este tipo de equipamento
A prefeitura de Tanguá passa a contar com um novo equipamento aliado no tratamento à covid-19. O capacete respirador, que chegou na cidade na terça-feira (26/01), ajuda na ventilação mecânica não invasiva de forma mais confortável e eficaz para o paciente.
Segundo Diego Figueiredo, coordenador da fisioterapia da Policlínica Demerval Garcia de Freitas, uma das vantagens do equipamento é a possibilidade de ser reutilizado após ser desinfectado.
“Tanguá é o único município além de Maricá, nessa região, a ter este equipamento. Estamos investindo para que a nossa UTI seja equipada para que os tanguaenses que desenvolverem Covid-19 possam se tratar aqui dentro do município“, disse Diego.

O Elmo, nome técnico dado ao equipamento desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem a necessidade de intubação.
O sistema possibilita a melhora na respiração e pode ser utilizado fora dos leitos de UTI. Além disso, a pessoa consegue respirar com o auxílio da pressurização e da oferta de oxigênio.