O município de Tanguá ficou na 13ª colocação no ICMS Ecológico dentre os 92 municípios do Estado, segundo o Índice de Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente (IQSMMA), que mede o desempenho das cidades. O anúncio foi feito recentemente, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – RJ (Fecomércio RJ).
Para alcançar essa colocação foram cumpridos requisitos ambientais, como a implementação do plano de saneamento básico, plano da Mata Atlântica, plano de educação ambiental, além do funcionamento integral do licenciamento ambiental, contribuindo para a melhoria do meio ambiente. Em razão desse resultado, a cidade receberá cerca de R$500 mil, que podem ser reinvestidos em políticas ambientais.
Essa é a primeira vez que o município alcança essa colocação, que se deve ao empenho e esforço para alcançar melhores colocações, sendo também o maior valor já recebido pela cidade em razão das políticas ambientais. A expectativa é que tenhamos melhores resultados no próximo ano, aonde teremos mais entregas para o meio ambiente.
“Para o próximo ano teremos a entrega do UCMs de Mutuapira, sendo uma Área de Proteção Ambiental (APA), e um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS). Também teremos a revisão do Plano de Saneamento, elaboração do Plano de Resíduos sólidos, além da busca de recursos para remediação do antigo vazadouro. Isso nos dará mais alguns pontos, como também as instalações do novo aterro sanitário municipal e a usina de triagem e compostagem. Somando estas obras, trabalharemos para criação do parque fluvial de Tanguá, a UCM da Lagoa Azul e a construção da sede conjugada da Guarda ambiental com a administração das unidades de conservação municipais”, disse Anderson de Souza, secretário municipal de Meio Ambiente.