Unidades educacionais e culturais, como o Lona na Lua, Cenadarte e IBME se apresentaram a autoridades, convidados e público em geral
Na manhã desta terça-feira (15), a Avenida Dulce Lopes Garcia, no Centro de Tanguá, serviu de palco para o desfile cívico escolar em homenagem ao 27º aniversário de emancipação político-administrativa do município.
O evento, que teve início por volta das 09h, contou com a participação de alunos de todas as unidades escolares da cidade, teve a participação de unidades escolares de cidades vizinhas, além da participação especial de alunos do Projeto Lona na Lua – liderados por seu criador e gestor, o ator Zeca Novais; de bandas marciais das cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Silva Jardim e Araruama e entidades de ensino privadas, como Castelinho Encantado e Centro Educacional Tanguá.
Apresentando temas diversos, os alunos das redes municipal e estadual de ensino, desde a educação infantil, passando pelos ensinos fundamental e médio, até o ensino profissionalizante, com a apresentação de alunos do CIEP 252 João Baptista Caffaro, Escola de Qualificação Profissional (EQP) e da Faetec – as duas últimas ligadas à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação -, iam passando as suas mensagens.
Alunos da Clínica-Escola do Autista e do Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES) abrilhantaram ainda mais o desfile.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, com vários projetos sociais; a Secretaria de Saúde, com a Saúde Mental e a Secretaria de Esportes com a apresentação de atletas amadores, também participaram do evento.
O prefeito Rodrigo Medeiros, acompanhado do vice-prefeito André Paixão; da presidente da Câmara Municipal de Tanguá, Aline Pereira, ladeada por diversos de seus pares na vereança da cidade; de secretários municipais; de ex-vereadores tanguaenses e da vereadora de Silva Jardim, Andréia Menezes, demonstrava muita satisfação com a apresentação de cada uma das escolas que parava em frente ao palanque para fazerem uma demonstração para as autoridades, que retribuam com aplausos e sorrisos de alegria aparentes.
Ao final do desfile, foi realizada a apresentação da recém-criada Orquestra Sinfônica Juvenil de Tanguá ao lado da Orquestra Sinfônica do IBME – Instituto Brasileiro de Música que, através de uma parceria firmada com a prefeitura, ministra aulas de música instrumental para cerca de 4.000 alunos da rede municipal de ensino, de onde foram selecionados os alunos que hoje integram a orquestra municipal.
Em um espetáculo musical a céu aberto, eles entoaram o som da canção “Eye Of The Tiger”, da banda de rock Survivor, despedindo-se sendo ovacionados pelo público presente e marcando o desfile cívico como um dos mais importantes da história da cidade aniversariante.