#Banner #Ciência e Tecnologia
Publicado em: 19 de junho de 2024 Prefeitura Tanguá

Tanguá inaugurará Telecentro Comunitário na Praça Estação da Cidadania

Projeto Conectando Gerações oferecerá acesso gratuito à internet e iniciação digital para todas as idades

A Prefeitura de Tanguá, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Trabalho e Renda, inaugurará um telecentro comunitário na Praça Estação da Cidadania, localizada no bairro Bandeirante II. A cerimônia de inauguração está marcada para o próximo dia 21 de junho, às 15h.

O telecentro será equipado com 10 computadores, proporcionando acesso gratuito à internet para pessoas de todas as idades. Especialmente para o público 60+, haverá horários exclusivos, a serem anunciados em breve nos canais oficiais de comunicação da prefeitura. “Este telecentro é um grande passo para promover a inclusão digital em nossa cidade. Queremos que todos, desde os jovens até os idosos, tenham a oportunidade de acessar a internet e aprender novas habilidades. Nosso objetivo é diminuir a exclusão digital e proporcionar mais conhecimento e oportunidades para a população de Tanguá” — declarou o prefeito Rodrigo Medeiros.

Sustentabilidade e Inclusão Digital

O telecentro faz parte do Projeto Conectando Gerações e será integrado à já existente Biblioteca do Espaço da Cidadania. O espaço contará com monitores em tempo integral e computadores recuperados do parque de máquinas do município, mostrando que a destinação adequada de bens públicos pode gerar frutos significativos em políticas públicas de inclusão digital.

Projeto DIGITAL 60+

Além do acesso gratuito à internet, o telecentro também abrigará o projeto DIGITAL 60+, destinado a promover o acesso às potencialidades da internet para o público da melhor idade. Este projeto visa proporcionar aos cidadãos da melhor idade uma nova perspectiva sobre o uso da tecnologia, capacitando-os a utilizar dispositivos eletrônicos como computadores e smartphones de forma independente e segura.

Benefícios do Projeto DIGITAL 60+

Entre os benefícios desta iniciativa, destacam-se:

Ganhar independência para usar o celular e o computador sem medo
Aprender a realizar tarefas do dia a dia de forma mais eficiente e segura
Evitar o constrangimento de não saber como usar a tecnologia em frente a familiares e amigos
Aproveitar todos os benefícios que a internet oferece
Economizar tempo e dinheiro ao realizar tarefas online
Aprender a se proteger contra golpes e fraudes online
Ter mais privacidade e segurança no uso de dispositivos eletrônicos
Melhorar a autoestima e confiança ao conquistar novas habilidades
Aumentar a interação com outras pessoas e descobrir novas possibilidades na era digital

O Projeto Conectando Gerações, ao lado do DIGITAL 60+, reflete o compromisso da gestão municipal em utilizar a tecnologia como uma ferramenta poderosa para enriquecer a vida das pessoas, trazendo comodidade, praticidade e conectividade. A comunidade está convidada a participar da inauguração e a usufruir deste novo espaço de aprendizado e inclusão digital.