A Prefeitura de Tanguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde implantou há cerca de 1 ano e meio o Serviço de Atenção Especializada (SAE), voltado para o atendimento humanizado a pacientes com HIV, aids e hepatites virais. A iniciativa foi um avanço na área da saúde, já que por muitos anos o município funcionou apenas como um ponto de referência, onde os pacientes eram orientados e encaminhados para cidades vizinhas.
✔️ Segundo dados do setor, atualmente são 42 pacientes que realizam o tratamento em Tanguá. Porém, a coordenadora do SAE aponta que não significa que exista apenas esse número de pessoas soropositivos no município, pois as mesmas podem optar por realizar o tratamento na cidade que desejar.
✔️ A equipe do SAE é composta por coordenadora, assistente social, psicóloga, recepcionista e uma médica.
Além de contar com o apoio do laboratório do Hospital, para a realização da coleta do exame específico de HIV.
✔️ O local também é ponto de controle e distribuição de medicamentos antirretrovirais para pacientes soropositivos e do programa de hepatites, além de realizar o monitoramento dos usuários do serviço e oferta de insumos de prevenção. Lembrando que todas as Unidades Básicas de Saúde possuem os testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C e preservativos.
✔️ Os interessados podem procurar a unidade mais próxima de seu bairro e realizar o teste. No entanto, é preciso estar atento sobre o prazo de realização do teste rápido, por conta da chamada “janela imunológica”, que é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo. Por isso, fazer o teste antes de passar o período de janela imunológica pode gerar um resultado conhecido como falso negativo. Para o HIV, a janela é de até 30 dias.
✔️ O SAE fica localizado na Rua Primeiro de Maio, em frente ao Hospital Dermeval Garcia de Freitas, no Centro de Especialidades. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta, de 8h às 17h.