Na manhã desta quinta-feira (18), durante o 1º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, a cidade de Tanguá recebeu, em um só evento, autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal.
Para tratar de um tema de tão grande importância para a atualidade, bem como para as gerações futuras, no que se refere à definição das diretrizes da política de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, a cidade reuniu, além de inúmeras autoridades, diversos pesquisadores, professores e outros atores das comunidades acadêmica e científica de todo o estado.
Além do Secretário Nacional de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales – que veio representar o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim, e do Secretário Nacional de Paradesporto, José Agtônio Guedes Dantas, estiveram presentes o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, João Carrilho, entre outras autoridades mais, de diversas cidades do estado do Rio.
O 1º Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tanguá, teve por objetivo promover o desenvolvimento de ações que visam estimular o ecossistema de inovação, negócios e instituições.
O Secretário Nacional de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, se disse impressionado com o nível de projeção de investimentos nas áreas Científica e Tecnológica da cidade.
“Fico muito orgulhoso de estar aqui, principalmente por ver que aqui também estão pesquisadores, além de outros representantes dos governos Federal, do Estado e do Município, trabalhando em consonância e criando conexões para o desenvolvimento de políticas públicas. Investir em Ciência e Tecnologia e inovações abre portas para diferentes atividades econômicas, passando pela economia verde, agricultura sustentável, criação de startups e investimentos em cidades inteligentes. Parabéns prefeito”, disse ele.
Já o Secretário de Estado da pasta, João Carrilho, disse o seguinte:
“No ano passado, fomos campeões no fomento à Inovação e à Tecnologia no país. Um dos Programas muito importantes que eu não poderia deixar de citar é a criação dos Laboratórios de Inovação Tecnológica, que estão espalhados pelos 92 municípios do estado”, disse Carrilho.
“Estamos muito entusiasmados e com novas ideias que irão auxiliar no desenvolvimento de Tanguá. Embora 2021 tenha sido um ano difícil em face à pandemia do Coronavírus, foi um ano de muitas conquistas e de muito trabalho para a nossa equipe, mas, ainda assim, com a colaboração dos governos Federal e do Estado, conseguimos alavancar os investimentos em mais de 70 % do que era previsto. Certamente 2022 não será diferente”, destacou o prefeito Rodrigo Medeiros.