Desde o início da operação, mais de 45 unidades de veículos das mais variadas marcas e modelos, entre pequenos, médios e de grande porte, tais como utilitários e caminhões, que durante anos estavam abandonados, foram retirados das ruas de Tanguá.
O trabalho agora, segundo o secretário municipal de Fazenda, Indústria e Comércio, Eliezer Cardozo, será intensificado nos bairros, já que a maior parte dos trabalhos ocorrem no Centro.
“Foi uma das mais bem-sucedidas operações que já realizamos nos últimos meses com relação à desobstrução das vias e dos passeios públicos do município . Além de trazer economicidade em toda a logística de sua realização, já que praticamente nem tivemos necessidade de uso do guincho, tivemos apenas um veículo rebocado e que ainda não foi retirado do depósito público”, disse Eliezer.
Fases –
Inicialmente, a prefeitura lançou uma operação de notificação aos proprietários de veículos abandonados em vias públicas, para que os retirassem, com o prazo máximo de 15 dias.
Em caso de não atendimento da solicitação, ficaram sujeitos à remoção do bem para o depósito público municipal. O local, além de servir como pátio legal para onde são levados os veículos irregulares, funciona também como depósito de materiais que, de forma irregular, são encontrados nos passeios e/ou logradouros do município, pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e até mesmo pela vigilância sanitária da Secretaria de Saúde.
O planejamento da ação foi de suma importância para o resultado do processo. A grande maioria dos proprietários que, até então, se mantinham em estado de inércia com relação à remoção de seus veículos das vias públicas – agindo em total desacordo com a legislação – tiveram que descruzar os braços e logo começar a removê-los para que não fossem rebocados.