Publicado em: 18 de outubro de 2023 Prefeitura Tanguá

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou que o deputado federal Juninho do Pneu propôs na Câmara o PL nº 2185/2023, buscando tornar a cidade a “Capital Nacional da Laranja”.

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, anunciou nesta quarta-feira (18/10), que o deputado federal Juninho do Pneu, do UNIÃO, protocolou na Câmara o PL nº 2185/2023, que propõe tornar a cidade na “Capital Nacional da Laranja”. Juninho foi sensibilizado pela também parlamentar federal Dani Cunha, da importância do projeto, haja vista que o mesmo integra a comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

Segundo Rodrigo, a proposição é importante porque permitirá à Tanguá ser reconhecida no orçamento do Governo Federal e também atrair investimentos que impulsionam as festividades locais e o turismo rural.

O projeto de lei estabelece que o Poder Executivo federal poderá promover ações de fomento à produção e comercialização de laranjas por meio de incentivos fiscais e programas de capacitação técnica para os produtores locais.

Em seu voto, o relator do projeto, deputado Murillo Gouvea, que é também agricultor, diz que a relevância de Tanguá não se limita ao volume de produção, mas também à qualidade dos frutos e à geração de emprego e renda para a comunidade local.

Em março de 2022, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reconheceu o município como a Capital Estadual da Laranja, ao sancionar a Lei 9.608/22. Logo após, no mesmo ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu também ao município a 100ª Indicação Geográfica (IG) devido a doçura maior, cor pronunciada e suculência da fruta produzida na cidade.

Além dessas iniciativas, a cidade emplacou a Festa da Laranja, uma das principais festividades do agronegócio local, no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro.

_*”Isso será mais um agente facilitador para conseguirmos mais recursos para infraestrutura, além de emprego e renda para nossa gente”*_, disse Rodrigo.

NÚMEROS-
Segundo dados da Emater-Rio, através do LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de 2020, Tanguá conta com 250 produtores, sendo a maioria da agricultura familiar, e foi responsável pela produção de 18.585 toneladas da fruta. Tal resultado faz da jovem cidade de Tanguá a segunda maior produtora de laranjas do Estado do Rio de Janeiro e a primeira da região metropolitana.