SEMASTH
#Banner #semasth
Publicado em: 4 de abril de 2024 Prefeitura Tanguá

Tanguá terá ponto para exibição da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

A Mostra Difusão é uma das atrações da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, levando a programação gratuita do evento a mais pessoas.

Nos dias 6, 13 e 20 de abril, o Centro de Cidadania LGBTI de Tanguá será o único ponto de exibição na cidade, apresentando 6 filmes participantes da Mostra.

O Cineclube Diversidade, utilizará o espaço do Centro de Cidadania LGBTI dedicado à exibição dos filmes.

Com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, a 13ª Mostra é realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A seleção dos pontos para exibição foi realizada através de edital do MinC, e temos a honra de ser um dos Pontos contemplados.

Representando as cinco regiões do país, os filmes abordam os direitos de negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIAPN+, dentro das pautas da 13ª Mostra.

A programação está dividida em quatro programas, dos quais o Cineclube Diversidade apresentará três:

Programa “Raízes” no sábado, dia 06/04, com a exibição de:

“Travessia” (2017, 5 min, livre), de Safira Moreira”Filha Natural” (2018-19, 16 min, livre), de Aline Motta

“Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), de Morzaniel Ɨramari Yanomami

Programa “Sementes” no sábado seguinte, dia 13/04, com a exibição de:

“Me farei Ouvir” (2022, 30 min, 10 anos), de Bianca Novais e Flora Egécia
“Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021, 20 min, 14 anos), de R.B. Lima

Programa “Frutos” no último sábado da Mostra em Tanguá, dia 20/04, com a exibição de:

“Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), de Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete
“Mutirão, O Filme” (2022, 10 min, livre), de Lincoln Péricles
“O Pato” (2022, 11 min, 14 anos), de Antonio Galdino

Todas as sessões terão início às 19 horas, com média de exibição prevista de 40/45 minutos.

Esta é uma realização do Coletivo Tanguá pela Diversidade, em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI Marcus Vinicius de Aguiar Mendonça e o apoio da Prefeitura Municipal de Tanguá.

📍 Localização: Centro de Cidadania LGBTI – Metropolitana III Rua Ary Reis, 114 – Centro, Tanguá – RJ.